nike shox hogan scarpe calcio Tiffany christian louboutin Scarpe Adidas superstar Scarpe Reebok Adidas Scarpe nike sb Scarpe nike air force air jordan adidas scarpe Tacchi Scarpe da donna Scarpe Scarpe Adidas adidas Scarpe Scarpe Scarpe hogan oakley nike air presto new balance nike air max adidas Scarpe nike free

Ultrassom

 

O que é Ultrassom?

A visualização através do ultrassom é uma técnica médica usada para reproduzir imagens dos órgãos internos, tecidos, rede vascular e fluxo sanguíneo. Um transdutor transmite ondas sonoras até a área a ser examinada, que reflete essas ondas sonoras. O sistema de ultrassom converte as ondas sonoras refletidas em imagens bidimensionais. A visualização por ultrassom é utilizada no diagnóstico e no acompanhamento de doenças e em procedimentos cirúrgicos especializados. Algumas das aplicações do ultrassom são: exames do abdômen, função renal, pélvico ginecológico, obstetrícia, urologia, mama, tiróide, musculo-esquelética, exames neonatais pediatria e outros.

Quais são os benefícios do ultrassom?

A visualização por ultrassom é feita ao mesmo tempo que o exame é realizado. Não havendo necessidade de processamento posterior.

  • O paciente sofre um mínimo de desconforto - somente a leve pressão do transdutor.
  • O ultrassom tem um custo compensador e é portátil.
  • O ultrassom é predominantemente não invasivo, sem irradiação, dispensa a introdução de agulhas (a não ser em certos procedimentos muito especializados como amniocentese, biopsias etc.)
  • A anatomia dos órgãos pode ser visualizada e documentada.
  • O fluxo sanguíneo pode ser avaliado quantitativa e qualitativamente.

Como deve o paciente preparar-se para um exame de ultrassom?

Normalmente não há necessidade de preparo, mas o paciente deve seguir as orientações do médico antes do exame.

Quem executa o exame de ultrassom?

No Brasil o Ultrassom só não pode ser realizado por técnicos ou enfermeiros. Somente médicos podem realizar o exame.

O que deve ocorrer ao paciente durante um exame de ultrassom?

A maioria dos pacientes em geral não sofre de dores ou desconforto durante o exame de ultrassom. Uma pequena quantidade de gel (gelatina) é aplicada sobre a superfície da pele para remover o ar e permitir a transmissão de ondas sonoras através do corpo. O transdutor é movimentado lentamente ao longo da superfície da pele aplicando-se uma compressão constante. Transdutores para o estudo de cavidades internas (endocavidades) são inseridos nas cavidades do corpo, o que permite a tomada de imagens de órgãos como ovários e útero (endovaginal) ou próstata e vesícula seminal (endoretal) .

Quanto tempo dura um exame de ultrassom?

A duração de um exame pode variar em média de 10-30 minutos, dependendo do tipo e do número de órgãos solicitados para estudo e do que o médico pode eventualmente encontrar.
Algumas clínicas executam exames localizados de uma região do corpo em vez de escanearem apenas um órgão do paciente. Um estudo abdominal pode incluir o fígado, o baço, a vesícula, o pâncreas e os rins. As veias, artérias e canais correspondentes podem ser também incluídos.
A duração de um exame obstétrico por visualização das imagens pode variar bastante.

Como o exame de ultrassom é utilizado na gravidez ?

Durante o primeiro trimestre - a partir de 7 a 8 semanas - já é possível visualizar o embrião e atestar sua vitalidade. O mais indicado nessa fase é o exame via transvaginal . Durante o segundo trimestre da gravidez, seu período intermediário, uma pesquisa anatômica do feto é realizada e cada aspecto da anatomia fetal é examinado ou medido e documentado. No terceiro trimestre temos uma visão clara da anatomia (face, órgãos internos, coração e etc) que auxiliam decisões sobre os procedimentos durante o parto.

O que acontece ao paciente após o exame?

Após o exame de ultrassom pouca coisa acontece. Não há efeitos colaterais conhecidos da aplicação de ultrassom. Um laudo é elaborado sobre os dados das imagens de ultrassom e arquivado na ficha do paciente.

Dicas para o paciente:

  • Vista uma roupa confortável.
  • Crianças pequenas no local do exame podem atrapalhar.
  • Siga todas as instruções dadas pelo médico.
  • Evite comer ou ingerir bebida com gás antes do exame abdominal porque isto provoca gases.

Há temores sobre o uso do ultrassom?

Atualmente, o emprego do ultrassom está tão disseminado e conhecido que sobraram apenas algumas preocupações ou temores. A dúvida predominante no passado era: "Existe radiação?" e.. "Vai doer?" O exame com ultrassom não utiliza nenhum tipo de radiação, é relativamente indolor e não se conhecem efeitos colaterais.

 




Estamos atualmente com 66943 visitas.